"...
e uma devoração
A pobreza os
devora
a violência os
devora
o desejo de
partir os devora
o sonho da paz
os devora
o traficante os
devora
o mar os devora
o camião os
devora,
enquanto por
vontade dos mandantes
a Europa a si
mesma se devora."
Pretende-se que todo o Agrupamento, em
simultâneo, participe na celebração do “Dia Nacional da Leitura em Voz Alta”
que se comemora pela primeira vez.
No dia 1 de fevereiro o Agrupamento foi convidado a ler em voz alta, numa iniciativa conjunta entre Plano Nacional de Leitura, Andante Associação Artística e Câmara Municipal de Alcochete.
Assim, foi proposto que às 11h todas as turmas do Agrupamento lessem o texto selecionado pela Andante, Club Med. Doze fotogramas e uma devoração, de João Pedro Mésseder, Ana Biscaia e Joana Monteiro. Este texto aborda de um modo poético mas forte, quer visual quer textualmente, o tema das migrações, das fronteiras e dos refugiados na sua busca dolorosa pela liberdade, pela sobrevivência e pela dignidade humana.
Os docentes tiveram à sua disposição o texto e as imagens, outras imagens de situações reais e uma canção dos Xutos e Pontapés - "Prisão em si" - para ler, apresentar e debater o tema do modo que achassem mais conveniente para as suas turmas. Houve leituras, houve comentários feitos às situações reais, houve desenhos produzidos pelas diversas turmas...
Ao mesmo tempo, realizou-se no Fórum Cultural a leitura em voz alta do texto por um grupo de alunos, em colaboração com a Andante Associação Artística. Estiveram presentes alunos de vários anos, docentes, membros da comunidade em geral, entidades de vários sectores e o senhor Ministro da Educação, que esteve à conversa com os alunos no fim da apresentação.
"Sejam
bem-vindos, irmãos,
às nossas
fronteiras
fechadas.
Soyez les
bienvenus, fréres,
à nos frontières
bouclées.
Welcome, brothers,
to our borders,
closed."
Consultar site PNL para mais informação: http://pnl2027.gov.pt/np4/dialeituravozalta.html
Sem comentários:
Enviar um comentário