Objetos selecionados pela Junta de Freguesia do Samouco
- Igreja de São Brás
Não é possível afirmar a data da construção da Igreja de S. Brás, no entanto, existem notícias de visitações da Ordem de Santiago que remontam ao século XVI.
No registo de uma dessas visitações consta que a referida igreja tinha teto pintado e nas paredes, revestidas de azulejo, cenas da vida de S. Brás.
Apresenta planta longitudinal, nave única, com capela-mor. O interior é composto pela nave com teto de caixotões tendo ao centro uma cartela com a figura de São Brás, as paredes da nave encontram-se revestidas, até cerca de metade, com azulejos azuis e brancos representando cenas da vida do orago.
Esta igreja que deve ter sido restaurada várias vezes, foi renovada em 1919 conservando altar–mor a sua obra de talha.
A igreja ficou muito danificada por ocasião do terramoto de 1755.
Notícias de 1758, dizem que no Samouco se realizavam cinco festas por ano. Estas eram dedicadas a S. Brás, Nossa Senhora do Rosário, Santo António e Menino Jesus.
- Estátua do Cavador
Obra da responsabilidade da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, que assim pretendeu prestar homenagem ao povo do Samouco na figura da profissão mais caraterística da freguesia.
Inauguração em 10 de julho de 1994.
Sem comentários:
Enviar um comentário